[GRADUAÇÃO | MONOGRAFIA]
MARKETING E MODA: UM ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS DA BENETTON NOS ANOS 90

JÉSSICA VIEIRA NASCIMENTO

Resumo


Dentre os debates da sociedade global, o uso do marketing na moda se configura como uma questão complexa, pois demonstram características distintas referentes ao posicionamento de uma marca no mercado e a reação do produto do consumidor real. Este estudo percorre a trajetória e estratégia de marketing utilizado pela marca Benetton no mercado da moda verificando o impacto deste no contexto social global de seus consumidores. O que promoveu o problema: Será possível, através do uso de ferramentas da administração, através de estratégias, a promoção de uma marca a ponto de torna-la conhecida em grande escala? A observação das estratégicas da marca Benetton, demonstra que a aplicação de estratégias de desenvolvimento, gerenciamento e encaminhamento, é possível que uma marca venha a se destacar dentre outras e ocupar um lugar de destaque em seu segmento. A pesquisa se justifica pela pouca pesquisa desenvolvida do tema e por acreditar que muito ainda pode-se colaborar sobre o assunto cientificamente. Tendo como objetivo geral, conhecer como a marca Benetton alcançou grande repercussão no cenário da moda dos anos 90. Para tanto se tem como objetivos específicos: Apresentar a história da marca Benetton de forma a apresentar sua trajetória e estratégias no mercado da moda; Apresentar definições e conceitos, de ferramentas utilizadas na promoção da marca, para que possibilitem ao leitor uma linearidade sobre o tema; conhecer a empregabilidade destas ferramentas através do estudo de caso da campanha da empresa Benetton nos anos 90. A análise deste estudo é exploratória na medida em que busca através de levantamentos bibliográficos, formulações capazes de entender o caso. O emprego dos métodos neste estudo se dá de forma complementar, ou seja, os conceitos e definições apresentadas são devidamente visualizados em sua empregabilidade no estudo de caso analisado. O resultado se mostrou satisfatório, pois foi possível identificar que o marketing de moda configura-se não apenas em estratégias para captar clientes e promover produtos, mas também para a promoção e fortalecimento de uma marca, na criação de valores tangíveis e intangíveis, que se diferem do senso comum sobre o conceito de marketing.

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