Violência contra a mulher em debate

13 Mar 2019 • Violência contra a mulher em debate

O mês de março marca a celebração do Dia Internacional da Mulher. Em torno das discussões pela conquista de direitos e violência cometida contra as mulheres, o Núcleo de Apoio ao Discente da Faculdade Damas mobilizou a comunidade acadêmica para o evento “Um tapinha não dói”? Reflexões acerca da violência contra a mulher. O evento aconteceu nesta terça-feira (12), na Faculdade Damas, e contou com a presença de representantes de entidades de apoio às mulheres.

A mesa de palestrantes foi composta pela psicóloga Wanderlúcia Diniz (Centro de Referência Clarice Lispector); a estudante universitária Maria Eduarda Costa de Cerqueira a fotógrafa Luciana Kelly Rodrigues da Silva (Projeto Eu sou Minha); a professora Lytiene Rodrigues (Faculdade Damas e Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco) e a advogada Labybe Ebrahim Nunes (OAB-PE).

O debate foi permeado sobre a situação da mulher vítima de violência em diversos aspectos: mental, físico, afetivo e também em relação às políticas públicas e legislação. A atuação dessas entidades reforça o apoio às vítimas e forma uma rede de enfrentamento e engajamento acerca do problema. Cada uma das convidadas teve a oportunidade de contar um pouco sobre o trabalho desenvolvido por elas.

"O objetivo desse evento foi chamar atenção dos nossos alunos e da comunidade em geral, em torno de um tema tão atual e, ao mesmo tempo, muito significativo. Vale salientar que a violência não é uma doença, mas tem o poder de propiciar e perpetuar doenças e sofrimentos vários, inclusive, os de ordem psíquica. Além de colocar a vida, efetivamente, em risco. Por isso é um problema de saúde coletiva e de assistência à saúde das mulheres", comenta a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente, Profª. Cristiany Morais.