Um bate-papo interdisciplinar na Aula Magna de Arquitetura e Urbanismo

Jornalista Eduardo Baptista Amorim conversou com alunos e professores sobre a remoção de pessoas em função de obras de grande impacto

07 Fev 2018 • Um bate-papo interdisciplinar na Aula Magna de Arquitetura e Urbanismo

Uma conversa interdisciplinar marcou a Aula Magna de Arquitetura e Urbanismo, nesta terça-feira (6). O convidado para a palestra de abertura do semestre no curso, foi o jornalista e mestre em Comunicação Eduardo Baptista Amorim, que tem trabalhos voltados à análise do discurso midiático sobre a remoção das pessoas em função de obras de grande impacto, em especial as da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Com base em sua tese de mestrado “Os silêncios e a cobertura midiática da Copa do Mundo em Pernambuco”, o jornalista discutiu principalmente a situação dos moradores do Loteamento São Francisco, na cidade de Camaragibe, que tiveram suas casas desapropriadas para a construção do Ramal da Copa e expansão do Terminal Integrado de Camaragibe. Após quase quatro anos, as obras prometidas não foram terminadas e parte dos moradores ainda espera pelas indenizações prometidas pelo Estado.

“A gente fez todo esse debate sobre como foi feito o desenvolvimento da Copa, que, na verdade, para muita gente foi um retrocesso muito grande. Tiveram famílias que perderam idosos nesse processo porque não aguentaram as remoções, porque sofreram muito psicologicamente”, contou o palestrante. “A gente não vê isso na mídia. Por isso meu estudo foi pegar isso. Talvez tenham outras questões urbanas acontecendo no Recife”, questionou.

Durante a palestra, foi exibido o vídeo “Copa sem Casa”, produção da Agência Pública e Coletivo Nigeria, com co-produção do blog Mídia Capoeira, do qual Eduardo Baptista Amorim é fundador.

A aluna Amanda Jordão, do 3º período de Arquitetura e Urbanismo, aprovou a discussão da temática. “Aqui na Faculdade pensamos muito sobre isso, pois temos professores que falam muito sobre o urbanismo. Voltar das férias e ouvir isso dá uma chacoalhada. É preciso ter cuidado com a cidade toda num contexto amplo”, opinou a aluna.

DINÂMICA INTEGRA ALUNOS DE TODOS OS PERÍODOS

Após a Aula Magna, o CA do curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu uma dinâmica com os alunos de todos os períodos do curso. Os estudantes se dividiram em grupos e participam de brincadeiras e desafios que envolviam a parte teórica e prática da arquitetura.