Eventos promovidos pelo NEARI, na última terça-feira (14), contaram com a participação de alunos de todos os cursos da Faculdade Damas

16 Mar 2017 • Roda de Diálogo e Seminário NEARI trazem debate sobre agenda ambiental e moradia

A agenda ambiental e o debate sobre moradia permearam as discussões da Roda de Diálogo e o Seminário NEARI, na última terça-feira (14). Os eventos foram promovidos pelo Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais (NEARI) e contou com a participação de alunos de todos os cursos da Faculdade Damas.

Pela tarde, na Faculdade Damas, a Roda de Diálogo trouxe como temática a Desigualdade ambiental e os impactos de Mariana. Com base em vídeos, matérias e relatórios, o debate girou em torno dos efeitos da tragédia na cidade do interior de Minas Gerais, que devastou mais de 600 km do ecossistema do Rio Doce e, ainda hoje, segue sem as devidas punições aos culpados. As professoras do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, Déborah Werner e Jeanete Viegas, conduziram a conversa, provocando a participação dos estudantes.

“A temática foi trazida para que os alunos percebessem que um caso que parece ser no interior de uma cidade de Minas Gerais, que afetou populações rurais e cidades tão distantes, pode ser entendido à luz das Relações Internacionais. No caso de Mariana, podemos enxergar relações de poder, uma articulação entre Estados, multinacionais, da ONU e de ONGs”, pontua a professora Déborah Werner.

À noite, em um Auditório Irmã Miriam Vieira com bom público, foi realizado o Seminário Neari. A gerente de programas da ONG Habitat para Humanidade, Mohema Rolim, e a docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, professora Ana Ramalho foram as convidadas para palestrar sobre O Terceiro Setor e os Direitos Humanos.

Mohema Rolim trouxe um relato da sua experiência a frente de projetos de moradia digna e políticas de habitação. A professora Ana Ramalho conversou sobre o déficit habitacional e infraestrutura urbana no Recife. Ela atuou junto ao Comitê Popular da Copa em Pernambuco, mobilização da sociedade civil questionadora dos impactos trazidos pela Copa do Mundo de 2014, especialmente em relação às políticas de desapropriação para construção das obras referentes ao megaevento.

Confira as fotos da Roda de Diálogo e Seminário NEARI: