abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico
Notícia

IV CIRIPE atrai grande público

Congresso se destacou mais uma vez como um dos grandes eventos acadêmicos da área internacionalista no Estado


13 Nov 2017 • IV CIRIPE atrai grande público

O IV Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco (CIRIPE) foi destaque mais uma vez como um dos grandes eventos acadêmicos da área internacionalista no Estado. Nesta edição, discutiu-se “O lugar dos BRICS nas Relações Internacionais Contemporâneas: dilemas, posicionamentos e perspectivas”. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro e teve sua parte de conferências realizadas no Teatro Madre Chantal, enquanto que as salas de aula da Faculdade Damas receberam Grupos de Trabalho (GTs), minicursos e mesa-redonda.

A cônsul geral da República Popular da China no Recife, Sra. Li Feyue, foi a conferencista de abertura do IV CIRIPE. A representante do país com a maior economia dos BRICS falou sobre “A China como player global: políticas públicas, dilemas internos, desigualdade social e gestão estratégica”.   Encerrando a noite, o coordenador da APEX-Brasil para o Nordeste, Sr. Sérgio Ferreira, apresentou “Os Aspectos Comerciais da Inserção Estratégica Brasileira nos BRICS: O caso da China”.

Entre os conferencistas convidados, também estava o professor e diplomata Sr. Paulo Roberto de Almeida, que hoje ocupa a função de diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IPRI), afiliado à Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), do Ministério das Relações Exteriores. O diplomata, com mais de 20 livros de sua autoria na área de Relações Internacionais, fez um agradecimento especial à diretora-geral da Faculdade Damas, Ir. Miriam Vieira, pela recepção e hospitalidade durante os dias de evento. A última conferência do evento ficou a cargo do professor da Fundação Getúlio Vargas (SP), Guilherme Casarões. 

“O IV Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco foi um grande sucesso. Mostra a qualidade, a excelência acadêmica do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas. É um curso que consegue atrair verdadeiramente personalidades importantes do mundo político, diplomático e, certamente, do mundo internacionalista”, exaltou o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, professor Thales Castro.


as mais lidas