abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico
Notícia

III Colóquio Internacional sobre Teoria do Direito e Pragmatismo Jurídico

Juristas nacionais e internacionais desembarcam no Recife para analisar a problemática das investigações histórico-filosóficas do pragmatismo jurídico


09 Mar 2017 • III Colóquio Internacional sobre Teoria do Direito e Pragmatismo Jurídico

Com o objetivo de analisar a problemática das investigações histórico-filosóficas do pragmatismo jurídico, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas e o Instituto George Browne promovem o III Colóquio Internacional sobre Teoria do Direito e Pragmatismo Jurídico, entre os dias 30 de março e 1 de abril. Juristas nacionais e internacionais desembarcam no Recife para abordar a temática "Barreiras ao desenvolvimento institucional do Estado e do Direito: uma análise pragmática". As inscrições para estudantes e profissionais da área estão abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 28 de março. Após, a data os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na Secretaria da Faculdade Damas.

CLIQUE PARA SE INSCREVER

Além de conceituados especialistas nacionais, a exemplo do professor George Browne Rego (Faculdade Damas), tido como "pai" do Pragmatismo Jurídico no Brasil, o Colóquio conta com a participação de professores estrangeiros com excelência na pesquisa com enfoque pragmático, como os professores Hans-Bernd Schäfer, da Hamburg Universität (Alemanha) e Frederic R. Kellog, da George Washington University (EUA). Além deles, também estão confirmados os professores Anthony Pereira, da King's College London (Inglaterra); José Duarte Nogueira, Sílvia Alves e Antônio Barbas Homem, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal). Os participantes terão disponível serviço de tradução simultânea para o português.

O valor do investimento é de R$ 50,00 para estudantes da graduação e R$ 100,00 para profissionais. A participação no Colóquio garante certificado e carga horária complementar de 30h. O pagamento da inscrição para o III Colóquio Internacional sobre Teoria do Direito e Pragmatismo Jurídico pode ser efetuado através do sistema PagSeguro ou via boleto bancário.

O Colóquio – Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas e Instituto George Browne, o III Colóquio Internacional sobre Teoria do Direito e Pragmatismo Jurídico tem apoio institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e Fundação de Amparo à Ciência e à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE). 

Obs:. Os que optarem pagar pelo sistema PagSeguro, devem gerar o Comprovante de Inscrição para conseguir o link de acesso à plataforma de pagamento via cartão de crédito. 

Programação:

30/03/2017 – Teatro Madre Chantal (Colégio Damas)

19h – 19h40 | Abertura Oficial

20h – 20h40 | Conferência de Abertura

Antônio Barbas Homem (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal)

21h – 22h | Painel de Abertura

Margarida Cantarelli (Faculdade Damas)

Arlindo Aguiar (UEPB)

Henrique Weil (Faculdade Damas)

31/03/2017 – Teatro Madre Chantal (Colégio Damas)

9h | Painel 1

Frederic Kellog (George Washignton University - Estados Unidos)

Clarice Von Oertzen de Araújo (PUC-SP)

Clóvis Falcão (UFS)

10h40-10h50 | Intervalo

11h | Painel 2

Hans-Bernd Schäfer (Hamburg Universität - Alemanha)

Flavianne Bittencourt Nóbrega (UFPE)

Marcos Nóbrega (UFPE)

15h | Painel 3

Joaquim Arruda (FGV-RJ)

Jorge Jatobá (UFPE)

Thales Castro (Faculdade Damas)

16h30 | Painel 4

Anthony Pereira (King’s College - Inglaterra)

Ernani Carvalho (UFPE)

Nara Pavão (UFPE)

20h – 21h30 | Painel 5

Tércio Sampaio Ferraz Jr. (PUC-SP)

João Maurício Adeodato (Faculdade Damas)

Sílvia Alves (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal)

01/04/2017 – Academia Pernambucana de Letras 

9h – 11h | Conferências de Encerramento

José Duarte Nogueira (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal)

Cláudio Brandão (Faculdade Damas)

George Browne (Faculdade Damas)

11h – 12h | Debates

12h | Encerramento


as mais lidas