abrir menu
fechar

Espaço Acadêmico

Esqueceu a senha?
Espaço Acadêmico
Notícia

Faculdade Damas é única representante de Pernambuco no XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

Alunos do curso de Relações Internacionais tiveram artigo aprovado nesta semana para evento organizado pelo Ministério da Defesa


19 Mai 2017 • Faculdade Damas é única representante de Pernambuco no XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

A Faculdade Damas será a única instituição de ensino superior no Estado a participar do XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), organizado pelo Ministério da Defesa e subsiado pelas Forças Armadas do Brasil. Sob orientação do professor do curso de Relações Internacionais Antonio Lucena, os estudantes Mariana Ribeiro, Bruna Bacelar, Maria Eduarda Dourado, Juliano Góes e Marília Travassos tiveram artigo aprovado nesta semana e, entre os dias 24 e 28 de julho, participam do evento que acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende (RJ).

O artigo aprovado trata da temátida das Guerrilheiras Curdas: a questão de gênero sendo tratada no âmbito do conflito com o Estado Islâmico. "Além das mulheres curdas lutarem diretamente com os terroristas, elas estão desconstruindo as questões de gênero que existem tanto na questão securitária, com mulheres atuando em exércitos e guerras, como preceitos de como a mulher deve fazer ou não construídos como normas sociais", explica a aluna Mariana Ribeiro, do 8º período do curso de Relações Internacionais. 

Os alunos já haviam tentado submeter um artigo para o mesmo congresso no ano passado, mas não obtiveram sucesso. A aprovação neste ano foi muito comemorada. "Ficamos muito felizes, é um sentimento de conquista, principalmente porque a gente já está perto da conclusão do curso. É algo que traz para a gente uma resposta a todo trabalho que a gente já vêm construindo ao longo destes quatro anos", conta Bruna Bacelar, também aluna do 8º período. 

A expectativa é grande para os alunos, tanto por participar de um evento governamental na área de Segurança Internacional, como também pelo intercâmbio acadêmico entre estudantes e instituições de todo País. "Temos que aproveitar ao máximo essa experiência. Além de divulgar a Faculdade, teremos a oportunidade de trocar contatos e conhecer outros temas que serão apresentados", espera Marília Travassos, do 8º período. 

"Além do contato com estudantes de diversas faculdades de todo o País, também haverá a participação dos militares. Fora a questão acadêmica, há essa parte cultural que o próprio Ministério da Defesa desenvolve com os participantes", analisa Juliano Góes, aluno do 4º período. 

O professor Antonio Lucena cita a importância de participar do principal evento promovido pelo Ministério da Defesa. "A equipe que participa desse evento fica bastante conhecida, o trabalho é divulgado na página do Ministério da Defesa, gerando uma visibilidade importante para os estudantes. Além de ficarem conhecidos pelos professores, enriquece o currículo desses alunos na hora de pleitear vagas em programas de mestrado e doutorado", destaca o docente. 

O Congresso -  O objetivo do evento é promover a interação entre cadetes das escolas militares das Forças Armadas e alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) civis das cinco regiões do País para despertar o interesse por temas relacionados à segurança e defesa estimulando-os a refletir sobre essas questões e, assim, contribuir para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil. (Fonte: Ministério da Defesa)


as mais lidas