Faculdade Damas disponibiliza biblioteca digital

Sistema Minha Biblioteca é plataforma online de acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de diversas áreas

15 Mai 2018 • Faculdade Damas disponibiliza biblioteca digital

A Biblioteca Paulo Maciel continua avançando na adoção de ferramentas que facilitam o acesso à informação e pesquisa pela comunidade acadêmica da Faculdade Damas. Após o Sistema Pergamum e a base de dados ICAP, os alunos e professores passam a ter acesso gratuito à Minha Biblioteca, plataforma online de acesso rápido e fácil a mais de 6,5 mil títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras. Nesta primeira fase do projeto, o acesso será disponibilizado para turmas específicas dos cursos de graduação da Faculdade Damas, que serão informadas pelos respectivos coordenadores. O aluno precisará usar seu número de matrícula como login e seu CPF como senha. A Minha Biblioteca pode ser acessada no menu superior "Biblioteca", no Portal da Faculdade Damas.

ACESSE A MINHA BIBLIOTECA

A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva– que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso digital a um conteúdo técnico e científico de qualidade. O sistema pode ser acessado a partir de computadores, smartphones e tablets. Hoje, a Minha Biblioteca é utilizada por grandes universidades públicas e privadas espalhadas pelo Brasil.

Para o bibliotecário da Faculdade Damas, Ricardo Lopes, o ferramenta chega para tornar ainda melhor experiência da pesquisa para os alunos, além do acervo físico e bases de dados. “O aluno terá mais uma ferramenta de trabalho para ele, mais contextualizada com a era digital em que vivemos. Muita gente ainda prefere o material físico, mas como ferramenta de pesquisa, esse material atualizado da Minha Biblioteca vai trazer muitos ganhos para que o alunos possam desenvolver seus trabalhos Faculdade”, destaca.

O bibliotecário informa que os livros da Biblioteca Digital poderão ser utilizados nas ementas dos professores. “Esse é o primeiro passo: cada professor vai visitar a biblioteca digital e analisar qual material deseja incluir na sua ementa”. Os alunos poderão visualizar as obras a qualquer momento, mas não é permitido o download dos livros. O gerenciamento do acervo é de responsabilidade da Minha Biblioteca, que avisará antecipadamente à Faculdade Damas sobre possíveis mudanças, como a retirada de títulos, por exemplo.

Mais informações na Biblioteca Paulo Maciel