Alunos de RI usam a criatividade para apresentar as Revoluções do Século 20

Livres para escolher qualquer formato, exceto os slides, os estudantes se aventuraram em vídeo, poesia e cordel

24 Nov 2017 • Alunos de RI usam a criatividade para apresentar as Revoluções do Século 20

Vídeo, poesia, cordel. Esses foram alguns dos formatos utilizados pelos alunos do 5º período do curso de Relações Internacionais para apresentar as revoluções do século 20. A atividade da última quarta-feira (22) foi proposta pelo professor Pedro Soares, na disciplina "História das Relações Internacionais 2", com o intuito de que os alunos saíssem dos tradicionais slides para modelos que utilizassem mais da criatividade dos estudantes.

Notamos que existe uma saturação sobre o uso do power point e os alunos ficam cansados de utilizar a mesma ferramenta. Pedi que eles criassem algo novo utilizando o celular e outras ferramentas.  Eles toparam o desafio e produziram o inesperado”, comenta o professor.

Todas as produções se basearam na coleção “Revoluções do Século 20”, da Editora Unesp e organizada pela historiadora Emília Viotti da Costa. O aluno Paulo Rafael foi o responsável por apresentar a Revolução Nicaraguense. Ele contou a história através do estilo Draw My Life, um tipo de animação feito com a aceleração de desenhos ilustrativos (confira abaixo).

“Essa metodologia foi muito interessante porque fez com que a gente se empenhasse mais e se aprofundasse mais sobre as revoluções”, conta Paulo Rafael.

O aluno Eridson Igor trouxe Cuba para o Nordeste brasileiro. Ele usou da literatura de cordel para contar a história da revolução no país caribenho. “Acho que a lógica do trabalho, por ser livre para você estudar e apresentar da forma que quiser, dá uma liberdade e nos permite interpretar de forma mais natural, mais leve, o conteúdo que é tão denso”, opina o estudante.