Núcleo de Gestão de Carreiras

16 Mar 2017 • I Encontro de Gestão de Carreiras lota Auditório Irmã Miriam Vieira

O Núcleo de Gestão de Carreiras deu início a sua atuação oficialmente nesta quarta-feira (15), com o I Encontro de Gestão de Carreiras da Faculdade Damas. Os alunos lotaram o Auditório Irmã Miriam Vieira para uma noite de conversas sobre orientação e desenvolvimento profissional e foram apresentados às funcionalidades do espaço criado para o Núcleo de Gestão de Carreiras no site da Faculdade Damas.

A coordenadora pedagógica Nádia Novena abriu o evento com uma breve apresentação sobre o Núcleo de Gestão de Carreiras, “Pensamos que, para atender à formação profissional alinhada a uma visão mais atual do mercado de trabalho, o estágio e as informações necessárias para o mercado de trabalho, era preciso estabelecer esse Núcleo. A partir de agora, alunos e egressos terão um espaço para orientação profissional no que diz respeito ao currículo, à entrevista, à análise de mercado e encaminhamento para vagas de estágio e de emprego”, explica a coordenadora.

Cada curso terá um coordenador responsável pelo Núcleo de Gestão de Carreiras. A equipe é composta pelos professores Luciana Santiago (Arquitetura e Urbanismo); Cecília Melo Dias (Administração); Ricardo Silva (Direito) e Marcondes Souto (Relações Internacionais). Além disso, foi criada uma seção correspondente ao Núcleo de Gestão de Carreiras no site da Faculdade Damas, que concentrará todos os conteúdos referentes à formação profissional. É nessa área que os alunos saberão sobre vagas de estágio, cursos e eventos, além de indicações de textos, artigos e matérias sobre desenvolvimento profissional.

Durante o evento, os professores Rafael Fonseca (Direito) e Denise Gaudiot (Arquitetura e Urbanismo) conversaram com os alunos sobre a importância de uma boa orientação profissional durante a graduação  e, em seguida, foi exibido um vídeo com um depoimento de uma egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, no qual ela conta sobre sua trajetória profissional desde o estágio até o emprego efetivo. Os coordenadores Gustavo Maia, do curso de Administração, e Thales Castro, do curso de Relações Internacionais, também falaram brevemente sobre a relevância da boa formação profissional. Fechando o evento, a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Roberta Andrade, palestrou sobre O Caminho do Empreendedorismo.

Para aluna Adriana Santos, que cursa o 8º período de Arquitetura e Urbanismo, o Núcleo de Gestão de Carreiras chega para agregar. “É interessante por que muitos alunos depois que se formam ficam perdidos diante do mercado. Então o Núcleo é uma proposta importante, para que os estudantes possam conhecer e entender um pouco mais esse mercado”, avalia a aluna, que espera se beneficiar mais na frente com o oferecimento de cursos.